Bolsonaro inaugura hoje em Sergipe a maior termoelétrica de gás natural da América Latina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é esperado em Aracaju na manhã desta segunda-feira (17). Vem inaugurar a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, (veja programação abaixo) instalada no município da Barra dos Coqueiros. Também fará um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica. Em seguida, vai a Laranjeiras visitar as instalações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que deverá voltar a funcionar em janeiro de 2021.

Antes de completar seis meses de sua entrada em operação comercial, o projeto da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I já representa um marco para o estado em se tratando de desenvolvimento e potencial econômico. Os diversos contatos com empresas e agentes, oportunizados pela implantação da usina e apoiados pelo Governo do Estado, alçaram Sergipe a um reconhecimento em todo o Brasil, projetando seu nome até mesmo no cenário internacional.

A maior da América Latina

Sob condução das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), a UTE Porto de Sergipe I tem capacidade de geração de 1.551 MW e é considerada a maior termelétrica a gás natural da América Latina, além de integrar o primeiro terminal de regaseificação de GNL privado do Brasil. A usina é também o primeiro projeto no país a utilizar turbinas 7HA, fabricadas pela General Eletric (GE) e reconhecidas como o modelo mais eficiente disponível no mercado.

Outro marco trazido pela Celse para Sergipe é o de primeiro contrato firmado com a GE na América Latina para o sistema OpShield, solução de segurança cibernética da multinacional. Além da General Eletric, outra empresa que opera no mercado internacional e mantém relações comerciais com o estado a partir da UTE Porto de Sergipe I é a Ocean LNG Limited (consórcio entre Qatar Petroleum e ExxonMobil), responsável pelo fornecimento de GNL à unidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s